domingo, 12 de outubro de 2014

:: O VALOR DE UM PÓDIO

As reações foram diversas (de novo) e volto a me perguntar o porquê dessa “onda pessimista”, o Brasil perdeu uma semifinal para o atual bi-vice-campeão olímpico.

As americanas passaram praticamente uma década sendo “freguesas” do Brasil em momentos decisivos. Temos que reconhecer a superioridade do adversário, melhor... temos que reconhecer a evolução das americanas.

O vôlei é o esporte que mais trouxe títulos ao Brasil nos últimos 25 anos. Com a Seleção Feminina de Vôlei (SFV) de 2004 até hoje foram: 2 medalhas olímpicas de ouro, 2 finais de mundial (2 vices), 5 títulos do Grand Prix, 4 títulos do Mountrex, 2 finais de pan-americano (1 ouro, 1 prata), 3 finais de Copa do Mundo, 6 títulos sul-americano e 3 finais em World Grand Champions e mais outros bons resultados.

Vale ainda o registro que a SFV é semifinalista em jogos olímpicos desde Barcelona (1992), ou seja, estamos entre os quatro melhores a seis olimpíadas. Acha isso pouco?

A base atual da SFV sempre esteve no TOP 5 das principais competições. Isso não pode ser considerado fracasso. Existe um trabalho!

FOTO: FIVB

O Brasil perdeu em quadra para os Estados Unidos, na bola. Do Mundial de 2010, para esse de 2014 só o Brasil permaneceu no pódio. O terceiro lugar não desmerece, mas traz importantes lições. SIM! Lições!

Faço aqui um elogio as meninas que após a eliminação, foram coerentes nas declarações, maduras, assumindo a responsabilidade e reconhecendo que existe muito a ser melhorado.

O que não dá é sair culpando a arbitragem! Isso é desculpa!

As atletas que formam essa equipe é o que diferencia o Brasil. Thaisa, Fabiana, Jaqueline, Dani Lins e principalmente Sheilla. A soma desses valores fazem do Brasil favorito em todas as competições.

Mesmo sem o título, o Brasil segue sendo referencia, é parâmetro para o mundo. Vamos valorizar esse pódio. Esse é o caminho, apesar do revés, confesso que minha expectativa para Rio 2016 não mudou. Brasil é um dos favoritos!


Nós já vimos essas meninas saírem de situações piores! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário