sábado, 4 de agosto de 2012

:: O preço da pilha errada

Pra mim em esporte coletivo, se perde e se ganha junto, sempre no plural. Foi o craque que virou a bola, ótimo! Mas quem recebeu? Quem levantou? Vôlei é um esporte extremamente coletivo.

Faço aqui uma confissão, me causou estranheza ao ler a insinuação “todo mundo contra nós”. Todo mundo?

Vou dizer uma coisa gente que torce contra não perde tempo torcendo, não acorda de madrugada, não fica feliz com nada, apenas desdenha, corneta por pura cornetagem. Piadinha, zoação, cobranças vão existir sempre....aceitem! A diferença é o que se faz com elas. Fechar a cara e achar injusto é uma opção, mas não seria melhor usar de combustível para mostrar para esse “todo mundo” que estão errados? E no final soltar (de novo) um belo SHIUUU???

Eu acompanho o vôlei há muito tempo, sigo a Superliga, a temporada das seleções, e não sou só eu, é muuuuuita gente. Muuuita gente que acredita no Brasil. Eu acredito tanto que acordei as 5h30 da manhã para ver Brasil x China no feminino, assim como passei os últimos quatro anos acordando de madrugada para ver o Grand Prix.

Torcedor de verdade não liga pra título quando vê em quadra briga, entrega, determinação, vontade, raça, brio. Basta lembrar que a Seleção Feminina ao voltar do Mundial de 2010 ao desembarcar foi recebida com aplausos. Sabe por quê? Perdeu é verdade, mas perdeu em pé, lutando.

Os torcedores que acompanharam vocês nesses quatro anos esperam a mesma postura do Mundial. Se isso for suficiente para trazer uma medalha, ótimo. Se não for paciência porque não se vence sempre, e temos que ponderar que os adversários também treinaram, e dias ruins acontecem.

Eu critico sim, mas sei elogiar também. Nesse jogo que eu acordei às 5h30 da Seleção Feminina contra a China eu as reconhecia em quadra. Aquela sim é a seleção que conheço guerreira, com brio. O choro da Thaisa no banco foi sintomático, a prova descarada de quem sabe que pode mais.

A essência das críticas é sobre isso, e isso não se trata de torcida contra. Eu não torço contra meu país, eu não torço contra vocês, não desejo que aconteça um desastre, ou uma péssima campanha. Eu não quero ver vocês passando por um novo 2004. Vocês acham que torcedor não sofre junto? Que não chora junto? Estão pilhando vocês com a pilha errada. Não caiam nessa! Vocês são melhores do que isso!

O fato do brasileiro culturalmente não aceitar ser menos de que campeão, e de que a cada Olimpíada se abre a temporada “atletas olímpicos brasileiros são em sua maioria amarelões”, não pode interferir no que vocês almejam. Eu aprendi com o Ayrton Sena “Minha melhor resposta será na pista”.

Mudem o discurso que deram a vocês pra decorar, porque não combina com a Seleção que eu conheço e que defendo quando alguém fala algo sem propósito.

Mesmo que vocês não passem de fase meu respeito por vocês não vai diminuir. Se passei da conta minhas desculpas, se servir de alguma coisa ótimo, se não valer de nada está valendo também. Porque eu não gostei de ser colocada no grupo de “todo mundo contra nós”. Porque  “todo mundo” é muita gente e eu não estou nessa vibe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário