domingo, 28 de agosto de 2011

:: BRASIL escrevendo sua história

A derrota de hoje não faz da trajetória do Brasil um conto de fadas de final triste. O sonho do ênea volta para gaveta. Mas podemos tirar boas lições, que vão além do que se podia imaginar no início do GP.

Não concordo com estigma que estão tentando associar ao Brasil, de que costumamos fazer A campanha e no jogo final fraquejamos. Ora não é só o Brasil que treina, que busca melhorar, que vislumbra títulos. Nossos adversários querem o mesmo, e na menor brecha se aproveitam e nos fazem ficar com o gosto amargo da derrota.

Não se trata de demérito nosso, mas mérito do adversário. Temos que dar o devido valor aos que se propõem a nos enfrentar, que não manipulam resultados. A sombra do ouro olímpico termina no exato momento em que entramos em quadra para um jogo. Se formos por esse raciocínio à Rússia campeã mundial ano passado fez que tipo GP?

Claro que isso não apaga e nem muda a atuação do time hoje, mas traz boas reflexões! Guerras são contadas por suas batalhas, e nem sempre quem tem o maior exército vence. A conquista é sempre construída, e não criada do nada.

FONTE: FIVB

O Brasil há tempos saiu da condição de pedra (eu já falei isso aqui no blog), somos a vidraça. Podemos até dividir com a Rússia os holofotes, mas as demais equipes que ficam no entorno estão evoluindo, inocência demais achar o inverso.

Outra lição é de que temos que aprender a perder. Ganhar é ótimo, mas temos que compreender o valor de uma derrota. Temos que aceitar que não será todo dia que o Brasil vai virar um set perdido, e que dias ruins existem. Com ou sem desfalque, a única coisa que podemos exigir é que ao vestir a camisa da seleção tem que ter respeito por ela, zelar por ela.

Títulos, medalhas, troféus só viram mediante a um árduo trabalho. Sorte às vezes só serve para mascarar uma fragilidade, em contrapartida empenho, determinação pode suprir essas fragilidades. Mas tem dias que nem empenho e nem determinação conseguem evitar uma derrota.

Por isso passado o amargo da derrota, reflita. Nossas meninas nos dão mais alegrias que tristeza. Dêem a esse time o merecido crédito, ao invés de desistir delas renove sua torcida. Confie no trabalho, o GP foi só uma batalha perdida, a Guerra ainda esta em curso.

Elas não podem mudar o passado, mas podem escrever o curso de sua história. Quem ao final de 2007 acreditava, que em 2008 poderíamos mudar o desfecho que se desenhou no final do ano anterior? Elas !!! Acreditaram e mudaram.

Essa é a magia do esporte, superação atrás de superação, vitórias, derrotas, dias ruins, viradas históricas, títulos, e muito mas muito mesmo..... trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário